40º Festival de Congado é realizado em Lafaiete com apresentações, missa e inauguração de memorial

Conselheiro Lafaiete foi palco do 40º Festival de Congado. As comemorações começaram no sábado, 13/07, com a abertura do Memorial do Congado no Solar do Barão de Suaçui com espaço dedicado à preservação de uma das tradições culturais e religiosas mais importantes da história da cidade de povo mineiro.

O memorial expõe trajes típicos, instrumentos, fotos e andores com os santos de devoção dos congadeiros como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. O congado é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidade cristã. 

Na manhã de domingo, 14/07, as bandas de congado foram recepcionadas na praça Tiradentes e seguiram em cortejo sentido à prefeitura, onde houve a abertura oficial do evento com a hasteamento dos pavilhões do Brasil, Minas Gerais e de Conselheiro Lafaiete. 

Prefeito Mário Marcus prestigiou o festival


O prefeito Mário Marcus (DEM) saudou a todos ressaltando a alegria em receber os reis, rainhas capitães e integrantes das bandas de Congado. Mário Marcus falou sobre a dificuldade do município em realizar todas as atividades que gostaria em função da falta de repasse de recursos pelo Governo do Estado, mas afirmou que o Festival de Congado jamais poderia deixar de ser realizado

O prefeito ressaltou que a atual gestão fará tudo para manter viva esta tradição, pois já faz parte da história de Conselheiro Lafaiete. “O povo de Conselheiro Lafaiete recebe com carinho todas as bandas da cidade e todos os visitantes. Com certeza teremos hoje uma grande festa e estaremos juntos durante todo o dia comemorando este momento tão importante para nossa cidade”, disse o prefeito. 

As bandas se apresentaram durante todo o domingo na praça Tiradentes. O evento foi encerrado com a celebração eucarística na Capela de Santo Antônio presidida pelo padre José Luiz da Silva.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...