90 membros de escola militar de Barbacena estão infectados pelo coronavírus

A Força Aérea Brasileira (FAB), através dos registros da Diretoria de Saúde da Aeronáutica,  confirmou 90 casos positivos de COVID-19 dentro da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar).

De acordo com o órgão, nesta sexta-feira (22/05), 83 integrantes da Epcar tiveram confirmação laboratorial para COVID-19, somados aos 7 primeiros casos que a instituição já registrava no último dia 19/05, o total chega a 90 integrantes com testagem  positiva para o novo Coronavírus. Desses, seis integrantes apresentam sintomas leves, estando o restante com o quadro assintomático.

Segundo a nota enviada à FAB, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à COVID-19, todos os militares com suspeita de exposição ao novo coronavírus ou com quaisquer sinais da doença, por mais leves que sejam, estão sendo direcionados ao isolamento dentro da própria Epcar e recebem o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.

A Assessoria de Imprensa informa ainda, que a Epcar realizou um cronograma de testagem para todos os militares da organização, de forma a possibilitar a liberação segura dos alunos para férias escolares de três semanas. A Aeronáutica informa que todos os alunos foram testados e a expectativa é que a liberação deles seja concluída até amanhã (24/05).

A FAB informa, também, que a Epcar tem realizado esforços no combate ao novo coronavírus desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos no Brasil. Dessa forma, a escola readequou as atividades escolares e implementou procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde.

A FAB questionou se a instituição, em caso de agravamento dos sintomas de algum de seus alunos ou militares, possui Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) ou respirador dentro de seu hospital, ou pelo menos, qual será o procedimento caso algum membro da instituição tenha complicações com a COVID-19, no entanto, a Assessoria de Imprensa não informou estes dados à FAB.

Sesap

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) da Prefeitura de Barbacena, confirmou na noite desta sexta (22/05), o registro de 86 casos positivos de COVID-19 em Barbacena. No dia anterior (21/05), os números eram de 44. A secretaria havia confirmado à FAB que todos os casos registrados na Epcar também entrariam nas estatísticas da cidade, no entanto, até o final da tarde de ontem, oficialmente a instituição militar só havia confirmado 23 casos de coronavírus dentro de seus limites. Com todos os casos confirmados sendo repassados à Sesap, é possível que os números na cidade cheguem a aproximadamente 150 no próximo boletim.

Fonte: Folha de Barbacena.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...