Arquidiocese de Mariana autoriza a abertura de igrejas e celebrações de batismo, confissões e casamentos

A Arquidiocese de Mariana publicou novas orientações às paróquias diante da atual situação da pandemia da Covid-19.  No documento assinado pelo arcebispo metropolitano, Dom Airton José dos Santos e pelo chanceler do arcebispado, padre Enzo dos Santos, a arquidiocese autoriza a retomada gradativa de algumas atividades nas paróquias.

De acordo com o documento, a permanência do atual contexto de pandemia pede medidas que gradualmente adaptem ao cotidiano das paróquias a um contexto novo e desafiante que provavelmente ainda se prolongará pelos próximos meses. Tais adaptações serão graduais e condicionadas pelo quadro de avanço ou recuo da pandemia nos municípios que integrem a Arquidiocese de Mariana.

A arquidiocese autorizou a abertura das igrejas e capelas para a oração individual dos fiéis evitando as aglomerações. Também está autorizada a celebração de batismo, confissões, unção dos enfermos, casamentos e de exéquias aos fiéis defuntos. Todas as celebrações devem observas as orientações da arquidiocese e as medidas sanitárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. As missas com a presença de fiéis continuam suspensas.

“Por isso, é de fundamental importância que os párocos e seus colaboradores estejam atentos as orientações emanadas pelas autoridades competentes em cada município e tudo realize também em conformidade com as orientações arquidiocesanas. Aos municípios compete seguindo as determinações superiores, a responsabilidade de constatar se já existem condições de suficientes para a retomada gradual das atividades sociais, dentre elas as atividades eclesiais. Todavia cabe ao bispo, em cada diocese, discernir e autorizar o momento exato e a forma dessa retomada”, diz um trecho do documento.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...