Artista lafaietense é destaque em exposição nos Estados Unidos

O artista lafaietense, Sebastião Pereira que há muitos anos mora nos Estados Unidos, está mostrando sua obra no terminal 3 do aeroporto da cidade de Phoenix, Arizona. Ao todo quarenta milhões de pessoas transitam pelos terminais anualmente.

A exposição e a primeira após a reforma do terminal. A mostra teve inicio em novembro do ano passado, mas devido a aceitação do público, segundo o curador do museu, Gary Martelli, a administração decidiu prolongar a exposição até novembro de 2019.

Sebastião Pereira realiza exposição nos EUA

A exposição conta com sete retratos de grande porte. Pedacinhos corriqueiros de papel se transformam em um trabalho de arte nas mãos de Sebastião Pereira. Durante dez anos ele vem criando retratos de pessoas em grande escala com nada mais do que papel tesoura e cola.

A distância, os retratos parecem grandes fotografias, mas de perto eles são um arranjo aglomerado fora de foco. O processo começa com a fotografia e com uso de software, ele organiza o retrato aumentando o contraste. Isso o permite ver os tons e os valores da imagem.

Daí ele desenha um quadriculado na imagem de referencia e outro na tela. Com isso, focaliza em um quadrado de cada vez interpretando a imagem sistematicamente com pedaços de papel organizados em estilo mosaico.

Os papeis são oriundos das revistas American Art e Art News e as cores são as amostras de cores das casas de tinta. Usando pedaços de papeis comuns, o artista está retratando pessoas que são importantes para ele.

“São retratos de pessoas que eu conheço. Uma é cozinheira e outro é enfermeiro. Ambos em casas de idosos. Um é engenheiro autodidata. Outros são professores universitários e professores numa escola secundária. Eles são colegas artistas e ex-alunos. Eles são os meus heróis e meus amigos. Me alegra vê-los lado a lado compartilhando o mesmo espaço”, relata Sebastião Pereira.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...