Bolo Pão de Mel, Pão de Milho com queijo e Bolo de Banana Especial são os vencedores do Festival de Quitanda de Congonhas

Pães, roscas, bolos, biscoitos, doces, pastéis e até a tradicional cachaça mineira foram alguns dos sabores apresentados no 19° Festival da Quitanda, um dos eventos de gastronomia mais prestigiados do Brasil. Logo pela manhã deste domingo, 19, os visitantes puderam não só apreciar as deliciosas receitas preparadas por quitandeiras e quitandeiros de Congonhas e região, mas também curtir apresentações culturais e shows musicais. A festa, realizada este ano na Igreja São José e na Ladeira Bom Jesus, começou no sábado, 18, com a Noite de Caldos e Violas.


Em novo cenário, festival se consolida como o maior evento de quitandas do Brasil

O evento foi realizado pela Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Liquigás, Supermercados BH, UNA Lafaiete e Sicoob, e apoio do Mercado Central, EMATER e Conselho Municipal de Cultura.

Segundo a pesquisadora Juliana Bonomo, no Brasil existem apenas 32 festivais dedicados à quitanda, sendo que o de Congonhas é o maior deles. A autora da dissertação de mestrado “O ofício das quitandeiras: tradição e patrimônio cultural de Minas Gerais”, que mais uma vez prestigiou o evento, solicitou ao IPHAN, em parceria com a Secretaria de Cultura, o reconhecimento do ofício das quitandeiras de Congonhas e de Minas como Patrimônio Imaterial. O resultado deve ser divulgado este ano.

Uma grande viagem gastronômica e cultural levou o público do pé da Ladeira Bom Jesus, passando pelas casas coloniais que também comercializavam produtos, até a Igreja São José. Nesse novo cenário, mais de 30 stands exibiram quitutes tradicionais e outras novidades, vindos de Congonhas e de outras cidades vizinhas, como Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Jeceaba, Lagoa Dourada, Ouro Branco, Piranga e Sabará. Preparados na hora, o Cubu e o Chá de Congonha foram distribuídos aos visitantes.

Sucesso das edições anteriores, o Armazém de Secos e Molhados foi montado na Ladeira Bom Jesus, aos moldes das mercearias encontradas, principalmente, nas cidades do interior.

O Grupo de Congado Marujo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia abriu as apresentações culturais, que também contou com a participação do grupo de canto e dança Negro por Negro. Pelo palco, passaram Força Vocalis, Chico Lobo e Carpiah.

Concurso de Quitandas

Uma das atrações da festa é o Concurso de Quitandas que premiou as seguintes categorias: Prata da Casa, Quitanda Regional, Comércio Especializado e Melhor Stand.

Profissionais da gastronomia compuseram o quadro de jurados, que degustaram as 33 receitas inscritas este ano.

Terceiro melhor mercado do gênero no mundo e eleito em 2017 como “a cara de BH”, o Mercado Central já se consolidou também enquanto parceiro do Festival da Quitanda, tanto que não se esqueceu de Congonhas ao organizar o evento de encerramento de seu aniversário de 90 anos, que será realizado na esplanada do Estádio Mineirão, no dia 14 de setembro. “Prometi ao prefeito Zelinho e à secretária Miriam que as quatro primeiras colocadas deste concurso poderão expor seus produtos lá. Isto é fruto da parceria que temos com Congonhas e a vitória dessas quitandeiras enriquece mais ainda o aniversário do Mercado Central de BH”, disse o diretor superintendente, Luiz Carlos Braga.

Premiadas:

Prata da Casa:
1° lugar: Bolo de Banana Especial – Francielle Resende Dias
2° lugar: Nhoque Mineiro – Lílian Betânia de Souza Costa

Regional:
1° lugar: Pão de Milho com Queijo – Maria das Graças Dias (Jeceaba)
2° lugar: Broa Alegria Caipira – Alessandra Ferreira Brandão Lima (Jeceaba)

Comércio Especializado:
1° lugar: Bolo Pão de Mel – Barraca da Vaguinho (Congonhas)
2° lugar: Broa de Chocolate com Ganache de Laranja – Brigadeiros Gourmet (Congonhas)

Melhor stand:
Clélia Maria Inácio Fonseca – Quitandas da Vovó (Congonhas).

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...