De portas fechadas, comerciantes de Lafaiete estão de olho numa intervenção junto ao governador Zema

O comércio de Conselheiro Lafaiete inicia a semana na Onda Verde do plano Minas Consciente, após o Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado determinar a regressão para os municípios da Macrorregião Centro-Sul de Saúde. Todas as cidades da região de Lafaiete deram um passo atrás no plano. Estavam na Onda Branca, onde muitos comércios podiam funcionar, e voltaram para a Onda Verde, onde somente os chamados serviços essenciais devem abrir.

A medida que vai até o dia 04 de julho. A partir desta segunda, 29, um trabalho de conscientização e fiscalização deve ser realizado juntos aos estabelecimentos comerciais e profissionais autônomos, que não podem abrir e ou trabalhar, para que não o façam.

A orientação é que Lafaiete continue seguindo os protocolos previstos na Onda Verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local. Sendo assim, poderão funcionar supermercados, farmácias, padarias, açougues, postos de gasolina e clínicas médicas.

Na sexta-feira, 26/06, em vídeo-conferência com os prefeitos da macrorregião, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, argumentou que a cidade está com situação da pandemia controlada e citou também que o município se estruturou em leitos para atender os pacientes da Covid-19. Mas os argumentos não foram suficientes para que o município pudesse permanecer com o funcionamento das lojas classificadas na Onda Branca.

Mário Marcus buscará junto ao Governo do Estado a permanência na Onda Branca

Porém, nesta segunda-feira, 29/06, o prefeito Mário Marcus (DEM) deverá intervir ao Governo do Estado para solicitar a permanência de Conselheiro Lafaiete na Onda Branca. Apesar de buscar junto ao Governo do Estado que os estabelecimentos comerciais classificados na Onda Branca continuem em funcionamento, o prefeito também tem cobrado da população para que fique em casa e só saia de casa se for por extrema necessidade e com uso da máscara. A Prefeitura Municipal também promete intensificar a fiscalização no centro da cidade.

Veja os estabelecimentos comerciais que poderão funcionar dentro da classificação Onda Verde do plano Minas Consciente clicando aqui.

Números da Covid-19

Atualmente Conselheiro Lafaiete soma 112 casos de coroanvírus e 77 pacientes recuperados da doença. Dois pacientes da cidade estão internados no hospital de campanha. Apesar dos números apontarem o controle da pandemia, em apenas cinco dias o município chegou a registrar 30 novos casos de Covid entre os dias 22 e 27/06.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...