Ecotres encaminha para reciclagem mais de 80 toneladas de pneus

Os pneus, quando não podem mais ser reformados e recauchutados, se tornam inservíveis. Seu descarte incorreto pode causar diversos problemas, tanto ambientais quanto de saúde pública.

Resultado de imagem para pilha pneus imundos

No meio ambiente, os impactos são gerados através da poluição do ar (quando são queimados), da água, do solo e assoreamento de lagos e rios. Já quanto à saúde da população, os pneus podem favorecer a proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, o aedes aegypti. Apesar disso, os pneus não podem ser descartados e misturados ao lixo comum, pois não podem ser depositados em aterros sanitários.

Resultado de imagem para parquinho de pneus

O consórcio ECOTRES no ano de 2019 encaminhou para reaproveitamento cerca de 80 toneladas de pneus, o equivalente a quase 15.000 pneus de carros de passeio. Para dar uma destinação correta aos pneus que chegam ao aterro sanitário junto aos resíduos domiciliares, eles são separados em local apropriado e encaminhados para reciclagem.

Resultado de imagem para parquinho de pneus

Há diversas possibilidades de reciclagem de pneus e de sua reinserção na cadeia produtiva, como sua transformação em produto para pavimentação de estradas ou para utilização como combustível na geração de energia. É possível, também, sua reutilização na engenharia civil, servindo como barreiras de contenção ou acostamento de estradas.

Para evitar os problemas decorrentes do descarte incorreto dos pneus, o indicado é procurar o ponto de recolhimento no município, que encaminhará o material para a destinação adequada.

Você pode conferir os locais de coleta desse e outros materiais nas cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco clicando aqui.

Publicidade


Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...