Hoje é dia de Santa Efigênia

Católicos celebram hoje o dia de Santa Efigênia. As festividades em honra à santa em Lafaiete acontecerão neste sábado, 21/09, na Capela de Santa Efigênia, no bairro do mesmo nome.

O Dia de Santa Efigênia será comemorado com a seguinte programação:

9h e 15h: Santo Terço.
18h30: Procissão com a imagem de Santa Efigênia saindo da casa do senhor Geraldo José Ribeiro, rua Pio XII, Nº 40, em direção a capela.
19h: Missa de encerramento.

Santa Efigênia

Santa Efigênia é invocada como protetora contra incêndios e declarada como padroeira dos militares e auxiliadora de quem precisa conquistar a casa própria.

Capela dedicada à Santa Efigênia em Lafaiete

Ifigênia da Etiópia ou Efigênia, como é conhecida no Brasil, foi uma das responsáveis pela propagação do Cristianismo na Etiópia.  

De acordo com o livro de Tiago de Voragine, A Legenda Áurea, Ifigênia era filha do rei etíope Egipo. Ela foi catequisada, batizada e consagrada a Deus por São Mateus, o Evangelista, que difundiu o Evangelho na região.     

Quando Hirtaco sucedeu o pai da santa no trono, prometeu que daria metade de seu reino ao Apóstolo Mateus caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. São Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem se casasse com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor.

Enfurecido, Hirtaco então mandou seus homens matarem São Mateus aos pés do altar, o que o tornou mártir da fé católica.     

Após a morte de São Mateus, o rei tentou destruir a casa de Ifigênia, que vivia com duzentas companheiras, como ela dedicadas à oração e à penitência, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real.

Completando o castigo divino, o filho de Hirtaco ficou possesso pelo demônio e o próprio Hirtaco contraiu lepra.     

O povo aclamou o irmão da santa, Eufrônio, como seu rei. Este contava com os sábios conselhos da veneranda irmã e reinou por setenta anos; foi sucedido por seu filho, que por sua vez mandou construir muitas igrejas católicas pela Etiópia.     

Ifigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. 

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...