Lafaiete faz hoje 229 anos

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, Conselheiro Lafaiete festeja 229 anos de uma rica e valorosa história. Por conta da data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, vai promover e apoiar diversos eventos na cidade.

Não é feriado.

Confira a programação:

229 anos de Lafaiete

19 de setembro - Aniversário de Lafaiete
Praça da rodoviária: Ação solidária promovida pela Unipac e Copasa.
14h - Bairro Santa Matilde - Atividades culturais promovidas pelo 31º Batalhão da Polícia Militar.
19h - Centro Cultural do Estadual - Sessão Solene de aniversário, promovido pela Câmara Municipal.

20 de setembro
19h - Teatro Municipal - Opereta infantil, promovida pela Escola Paraíso da Criança.

21 de setembro
19h - Solar Barão do Suassuhy - Sessão Solene de aniversário, promovida pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete.

22 de setembro
09h - Praça Tiradentes - 37º Festival de Bandas.
20h - Praça Tiradentes - 24º Festival de Serestas.

Prefeito

O prefeito de Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, resumiu seu sentimento pela passagem do aniversário da cidade. "Nossa cidade comemora hoje, dia 19, seu aniversário de 229 anos. A antiga Vila dos Carijós, Queluz de Minas caminha hoje lutando pelos seus objetivos para se tonar hoje esta Conselheiro Lafaiete, cidade pólo da região do Alto Paraopeba, referência para todo o estado, celeiro de tantos artistas e de real importância na história passada e futura destas Minas Gerais de tanta gente. Enfrentamos atualmente uma crise econômica que não é só nossa, mas, a enfrentamos com coragem, com trabalho responsabilidade e criatividade. A cidade movimenta-se com um olhar atento num futuro progressista. A administração municipal da qual estamos à frente, acredita em Lafaiete, acredita no povo lafaietense. Enquanto prefeito municipal da nossa cidade, vamos juntos valorizar a vida que aqui existe. Vamos juntos encontrar valores naquilo que fazemos e naquilo que somos. Vamos juntos construir uma cidade mais feliz. Vamos lutar juntos por uma cidade mais favorável e preparada para o futuro. Uma cidade com menor desigualdade social, com saúde e educação de qualidade, segurança e oportunidades para todos.
Eu, Mário Marcus Leão Dutra, prefeito municipal, com todos os lafaietenses vamos caminhar juntos construindo uma cidade progressista que todos nós desejamos.Parabéns Lafaiete pelos seus 229 anos!!!".

Deputado

Nas redes sociais, o deputado estadual Glaycon Franco exaltou a data e parabenizou o povo de Conselheiro Lafaiete, que com trabalho e amor, construiu e faz de Lafaiete, uma cidade que consegue preservar sua história em busca de um futuro cada vez mais promissor.

Conselheiro Lafaiete

Lafaiete nasceu na Brasil colônia durante a exploração do ouro no final do século XVII. A região era ocupada por aldeias dos índios Carijós. A localidade era um importante ponto de apoio, uma vez que a vila estava próxima à Itaverava, que já sofria com a exploração do ouro.

Logo foi instituída a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós. Em seguida a freguesia se transformou em distrito de Carijós. E em 19 de setembro surgia o município chamado Vila Real de Queluz. O nome Conselheiro Lafaiete passou a vigorar a partir de 27 de março de 1934.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...