Lafaiete ganhará centro de castração para cães e gatos

Conselheiro Lafaiete, após conquistar destaque em uma das mais importantes e concorridas premiações mundiais da causa animal, no concurso Cidade Amiga dos Animais, conferida pela organização WAP (World Animal Protection), anuncia novas conquistas.

Nesta segunda-feira, 29/07, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus Leão Dutra, recebeu a gerente de Vigilância Ambiental, Juliana Villela; a vereadora Carla Sássi (PSB) e as integrantes da ALPA (Associação Lafaietense de Proteção aos Animais), Maria Gabriela Melo, Aline Casula, Maria Lúcia Barbosa e Aline Duarte.

No encontro, o prefeito, parabenizou-as pela importante conquista e anunciou a instalação do Centro de Castração para cães e gatos cuja obra deverá iniciar-se já na próxima semana, com previsão de conclusão no mês de agosto.

Para Mário Marcus, esta será mais uma grande conquista para o setor de saúde pública, pois o Centro de Castração contribuirá para minimizar o número de animais nas ruas e proporcionará maior controle das zoonoses (doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos).

Ainda de acordo com o prefeito esta ação representa mais um resultado significativo para o município proveniente de relevante parceria com a ALPA. Mário Marcus também fez um apelo aos deputados votados em Conselheiro Lafaiete para que apoiem o município com recursos para a construção de um novo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) objetivando atender a população da melhor forma possível, ampliando a prestação de serviços e contribuindo para a prevenção de doenças. O terreno para construção do novo CCZ será disponibilizado pela prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

A gerente de Vigilância Ambiental, Juliana Villela esclarece à população que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não funciona como um canil municipal, mas um setor de passagem onde os cães são tratados, vermifugados e castrados. O CCZ adota a ideia do “Cão comunitário”, em que o cachorro que, apesar de não ter um proprietário definido e único, pode ser adotado por grupos específicos de pessoas.

Ela ressalta ainda que o CCZ sozinho não é suficiente, mas a população deve ser parte integrante da busca de soluções para o problema dos cães de rua.

A vereadora Carla Sássi comemora mais esta conquista para o setor de saúde e destaca que as ações implantadas na cidade até o momento como campanhas de castração, luta contra a esporotricose, a promulgação da lei municipal, entre outras, foram fundamentais para que o município fosse reconhecido e premiado. Ela ressalta o apoio da administração municipal que tem sido de fundamental importância para alcançar os resultados positivos.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...