Lafaietense comemora 100 anos com missa e lançamento de livro sobre sua vida

Chegar aos 100 anos de idade é sem dúvida um grande desafio e acima de tudo uma graça de Deus. Quem vê dona Sebastiana Araújo Campos, moradora do bairro Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete não imagina que ela está completando um século de vida na quinta-feira, 04/07.

Dona Sebastiana completa 100 anos hoje

Com aparência de ter bem menos idade, lúcida e com boa saúde, a matriarca da família, nasceu em uma fazenda na comunidade do Falhado, em Catas Altas da Noruega, em 1919. A vida difícil na roça não foi obstáculo para ela que entre sítios e fazendas constituiu uma grande família. Dona Sebastiana ainda se lembra de como era a vida na roça. “Não tinha água, não tinha luz. Água na porta não tinha e tinha que andar uma distância longe para poder apanhar uma água. Já passei muito trabalho na minha vida, mas estou sempre alegre e satisfeita com as coisas de Deus passava pra mim. Nunca contrariei, nunca falava besteira, heresia. A gente passa muita necessidade das coisas, mas sempre alegre e satisfeita. Graças a Deus hoje eu tenho de tudo que eu preciso”, comentou.

Dona Sebastiana e parte de sua família

Casada duas vezes, teve 08 filhos no primeiro casamento e dois no segundo. Destes, oito deles estão vivos. Dona Sebastiana tem ainda 18 netos e 15 tataranetos. Católica, devota de Nossa Senhora Aparecida e do Sagrado Coração de Jesus, ela é membro do Apostolado da Oração. Para ajudar no sustento a família, lavou roupa no rio Ventura Luiz, em Conselheiro Lafaiete, mas a dificuldade ela lembra com o espírito de mulher vencedora. “Estou muito feliz. Não me falta nada. É roupa, comida, eu tenho de tudo graça a Deus. Eu e meu marido vivemos muito bem graças a Deus”, comentou Dona Sebastiana.

Dona Sebastiana e seu esposo José Pio Campos, mais conhecido como “Zote”

Perguntada sobre a receita para chegar a um século de vida com boa saúde e lucidez, dona Sebastiana deu a dica. “A minha calma. Estou sempre calma, sempre satisfeita com o que Deus me dá. Sempre segui minha vida no batido que podia ser e satisfeita com o que tinha. Nunca contrariei com a minha vida. Passando bem, passando mal, tô sempre alegre e satisfeita. Criei meus filhos com muita dificuldade e estão quase todos ai graças a Deus”, disse.

Missa em Ação de Graças

Para comemorar os 100 anos de dona Sebastiana, nesta quinta-feira, às 19h, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Durante a celebração ela será homenageada pelo Apostolado da Oração.

Livro

Para perpetuar a belíssima história de dona Sebastiana, a filha caçula, Terezinha Araújo Campos, 55 anos, decidiu editar um livro. A obra intitulada “100 anos em Palavras”, reúne os fatos que marcaram a vida de dona Sebastiana e dos familiares. O livro será vendido ao valor de R$ 15 reais e metade da renda será doada a Sociedade São Vicente de Paulo.

Terezinha Araújo Campos e sua mãe

A autoria classificou sua mãe foi uma mulher guerreira, iluminada e que Deus deu a graça de viver 100 anos. “Acho que ela está aqui porque viveu sua vida com muita fé e muita paciência. Ela só está aqui porque teve muita resistência aos obstáculos que ela viveu”, contou Terezinha.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...