Livro sobre projeto que atende moradores de rua é lançado em Barbacena

"Memórias" é o nome do livro lançado pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Barbacena, na Capela do Educandário, para contar a história do Projeto Pão e Beleza, que há 12 anos dá assistência a moradores de rua. Até hoje, treze pessoas reconstruíram suas vidas a partir da iniciativa.

As 82 páginas do livro trazem os relatos dos voluntários e dos próprios assistidos. “É uma coletânea de depoimentos que tem como objetivo dar visibilidade ao projeto, despertar nas pessoas mais envolvimento e colaboração e registrar o que tem sido feito nesses anos”, explica o pároco, padre Danival Milagres Coelho.

O livro está a venda na Secretaria da Paróquia e custa R$10,00. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3331-6530.

Projeto

Os grupos de voluntários que formam o projeto Pão e Beleza atendem no Centro de Ação Social e Promoção Humana Dom Luciano Mendes de Almeida, localizado aos fundos da Casa Paroquial, em todas às terças-feiras, a partir das 18h30, e aos sábados, de 9h30 às 13h. No local, os andarilhos e pessoas em situação de rua podem se alimentar, tomar banho, cortar as unhas, barba e cabelo. Há também uma roda de conversa e momento de reflexão.

Através de parcerias com comunidades de recuperação de dependentes químicos e outros grupos de serviço, os voluntários encaminham muitos dos assistidos, que aceitam e desejam mudar, para tratamento da dependência química. Há também o apoio de órgãos ligados à Secretaria de Saúde do município, como CAPS AD (álcool e droga), Consultório na Rua e CREAS.

O trabalho é mantido pelos voluntários e por doações  mensais ou esporádicas, tanto em espécie quanto em roupas, calçados, materiais de higiene pessoal e outros. Até hoje, o projeto atendeu mais de 850 pessoas, serviu cerca de 11.500 cafés, 17.160 almoços e 17.160 banhos. Treze beneficiários conseguiram se livrar das drogas, retomando suas vidas. Alguns com a antiga família, outros em novas situações. Sete se encontram em processo de recuperação, com mais de quatro meses de sobriedade.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...