Nova direção do São Camilo emite nota de esclarecimento e afirma que desafio é manter hospital aberto

Em nota de esclarecimento enviada à imprensa nesta quinta-feira, 29/08, a nova diretoria do Hospital São Camilo, de Lafaiete, faz uma avaliação do hospital, esclarecimentos e solicita apoio para que o hospital continue funcionado. A nota cita ainda entraves técnicos que atrapalharam os trâmites burocráticos de transição, entre a nova e a velha diretoria. Apesar dos contratempos, a nova direção volta a afirmar que todo o esforço será pela manutenção dos serviços prestados à população de Lafaiete e das cidades da região.

Leia a nota na íntegra:

Na data de 12 de agosto de 2019, aconteceu a assembleia para posse da nova diretoria do Hospital São Camilo, de Conselheiro Lafaiete. Porém, por questões burocráticas, como registrar em cartório a ata da assembleia, somente no dia 26 de agosto de 2019 que, legalmente, a nova diretoria assumiu a administração do hospital.        

Neste período de transição, ficamos impossibilitados de ter acesso as contas bancárias do hospital, inviabilizando assim algumas ações.

Utilizamos este período de transição para entendermos o funcionamento do hospital e suas fragilidades.

Realizamos, juntamente com todo o quadro de funcionários a implantação do Protocolo conhecido como 5S, e que se faz necessário e fundamental para o bom andamento de qualquer empresa.

Iniciamos um levantamento da questão financeira e assim que estivermos com um parecer técnico, convocaremos uma coletiva de impressa para apresentar os dados coletados. Nosso objetivo com esse levantamento é descobrir as fragilidades e identificar as potencialidades do hospital, para que assim possamos traçar um plano de ação que nos levará a uma gestão de excelência e qualidade.

Separamos o hospital por setores, o que não existia anteriormente, para melhor organização do serviço. Foram retirados materiais sucateados, liberando assim cômodos para melhor instalação da equipe administrativa.

Aproveitamos o momento para informar que todos os funcionários do setor de faturamento/financeiro foram desligados da instituição pela administração anterior. Sendo assim, ao assumirmos a gestão do hospital, estávamos sem profissionais com conhecimento técnico para realizar o trabalho no referido setor.

Realizamos um convênio com a Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC - de Conselheiro Lafaiete, onde nossa instituição encontra-se autorizada a receber estagiários. Até possuirmos um levantamento completo da situação do hospital não realizaremos contratação. O estágio não remunerado, proveniente deste convênio nos auxiliará para que possamos aumentar a produção, seja técnica ou administrativa.

Ressaltamos que a nova diretoria do hospital é composta por profissionais empenhados e capacitados, todos em busca do mesmo objetivo: Manter o Hospital São Camilo aberto. Nenhum dos membros desta diretoria recebe qualquer tipo de honorário, sendo um serviço totalmente voluntário.

O Hospital São Camilo possui, para cada profissional que assumiu o desafio da gestão desta instituição, um valor sentimental. Sabemos da importância desta entidade na história de Conselheiro Lafaiete. Sabemos do carinho que a sociedade tem por este hospital e das inúmeras ações já realizadas, demonstrando assim que não estamos sozinhos nesta luta.

Sobre o recurso que o hospital recebeu através de uma emenda parlamentar, e que foi amplamente divulgado pela administração anterior, salientamos que já haviam sido gastos anteriormente a posse desta diretoria, o valor de R$113.00,00 (cento e treze mil reais). Assumimos o hospital com R$187.000,00 em conta, mas por se tratar de um recurso de emenda parlamentar, esse valor só pode ser gasto com determinados fatores que foram predeterminados em um plano de trabalho apresentado quando a instituição foi contemplada com o recurso.

Informamos também que as notas fiscais EMITIDAS ANTERIORMENTE ao recebimento deste recurso e que se ENCONTRAM ABERTAS não poderão ser pagas, mesmo que possuam os itens autorizados pelo plano de trabalho, ficando assim como dívida a ser quitada pelo hospital.

De uma maneira geral explanamos os itens com os quais podemos utilizar o recurso:

  • Exames laboratoriais, de imagem e serviços médicos
  • Contabilidade e serviços de escritório/administrativo
  • Aluguel
  • Banco de Sangue
  • Oxigênio
  • Medicamentos
  • Alimentação
  • Telefone
  • Materiais descartáveis
  • Copasa
  • Gás
  • Manutenção preventiva
  • Sistema interno
  • Informática

Ressaltamos que estes itens não englobam nem 1/3 dos gastos totais do hospital e que não inclui a folha de pagamento dos funcionários, impostos e encargos sociais que atualmente é a maior preocupação da administração.

Diante disso, é importante ressaltar que o hospital ainda precisa de apoio como doações e campanhas para conseguirmos recursos e colocarmos as contas em dia.

Pedimos também o apoio de quem tiver disponibilidade e quiser ajudar como voluntário, o hospital estará sempre de portas abertas.

Aproveitamos para pedir o apoio das autoridades de Conselheiro Lafaiete e região; deputados, vereadores e empresários para conseguirmos manter o Hospital São Camilo de portas abertas.

Nos colocamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e aproveitamos para informar que estamos desenvolvendo um site para o Hospital onde iremos disponibilizar as prestações de contas de todas as doações, recursos e verbas recebidas pelo Hospital São Camilo.

Direção do Hospital São Camilo - Lafaiete

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...