Com as novas regras do Minas Consciente, Lafaiete se posiciona na Onda Amarela para funcionamento do comércio

Com as novas regras do plano Minas Consciente, apresentadas pelo Governo do Estado, a cidade de Conselheiro Lafaiete será inserida na Onda Amarela.  O novo protocolo que considerou uma consulta pública com 630 contribuições pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos.

Agora o plano tem apenas três ondas: Vermelha, Amarela e Verde. A Onda Branca na qual estão Conselheiro Lafaiete e os municípios da região Centro-Sul, foi extinta do plano. Agora a análise dos dados será feita pelo Governo do Estado no âmbito microrregional que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco e vários municípios da região do Alto Paraopeba irão formar a microrregião e estarão posicionadas na Onda Amarela a partir de sábado, 1º de agosto, permitindo a abertura de mais segmentos do comércio que não estavam inseridos na Onda Branca.

De acordo com o Governo do Estado, semanalmente serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores. Isso determinará a permanência, avanço ou retrocesso no plano Minas Consciente.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM) afirmou que a cidade foi a que apresentou os melhores índices em relação ao controle da pandemia da Covid-19. Segundo ele, a partir do dia 06/08, os bares e restaurantes poderão ter funcionamento presencial seguindo os protocolos sanitários que ainda serão divulgados pelo município. Até lá, estes segmentos que atuam na comercialização de refeições e lanches continuarão funcionando de forma delivery.

As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:

Onda 1 – Vermelha – Serviços essenciais
Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis 

Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais 
Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza

Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio 
Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes

Atividade especial
Escolas (seguirão regras específicas)

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...