Padre Geraldo Luzia completa 25 anos de ordenação sacerdotal

O padre Geraldo Luzia do Carmo completa nesta quarta-feira, 12/08, o 25º aniversário de ordenação sacerdotal. Desde 2018, o padre é vigário paroquial na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete, onde auxilia o reitor padre Marcos Macário Mendes nos trabalhos pastorais e no atendimento às comunidades.

O padre Geraldo Luzia completa 25 anos de ordenação sacerdotal

Para marcar a data festiva será celebrada uma missa nesta quarta-feira, às 18h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Por conta da pandemia da Covid-19, a celebração será privada, sem a presença dos fiéis que poderão acompanhar a transmissão pelo Facebook da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e do site Lafaiete Agora.

Biografia

Nascido no dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro de 1953, no distrito de Furquim, município de Mariana, é filho de Higino do Carmo e Alice Ávila do Carmo. É o quarto filho dos seis irmãos, Efigênia Maria do Carmo, Maria Ávila do Carmo, José Carlos do Carmo, Luis Ávila do Carmo, Maria Aparecida do Carmo.

Foi batizado em 05 de janeiro de 1954 no distrito Furquim. Desde cedo na infância e na adolescência, Geraldo Luzia vendia pastéis que sua mãe fazia no expresso de vagões de passageiros para ajudar as despesas de casa. Estudou na infância até o 4º ano primário em Furquim e o ginásio em Mariana. Formou-se como Técnico em Contabilidade e trabalhou na área em um escritório de 1970 a 1972.

Entre 1972 e 1986, Geraldo Luzia trabalhou como inspetor no Banco Real (atualmente Banco Santander), sendo promovido e chegou ao cargo de gerente. Na inspetoria trabalhou de 1981 a 1985, quando seu pai adoeceu tendo que vir para Belo Horizonte onde trabalhou como gerente administrativo possibilitando ficar mais próximo de seus familiares. Em 27 de junho de 1985 seu pai faleceu.

A vocação ao sacerdócio

O chamado de Deus surgiu em Furquim quando Geraldo Luzia era criança. Ele morava ao lado da casa paroquial e via a figura do padre de batina na época o padre José Gomes da Silva, celebrando a missa ele ficava encantado. A vocação só despertou em 25 de janeiro de 1988, festa da conversão do Apóstolo São Paulo, ele tomou a decisão de entrar no Seminário de Mariana.

Quando bancário, Geraldo Luzia participava da Legião de Maria e Vicentinos. Cursou o Propedêutico em 1988 e Filosofia entre 1989 e 1990. Já entre 1991 e 1994, cursou Teologia. A ordenação diaconal ocorreu no dia 14 de agosto de 1994, no Seminário de Mariana no Instituto de Teologia (aniversário 60 anos da construção do prédio).

Já a ordenação sacerdotal aconteceu no dia 12 de agosto de 1995 na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção em Mariana pela  imposição das mãos do servo de Deus, Dom Luciano Mendes de Almeida. Foi ordenado padre aos 41 anos. “Nunca é tarde para os planos de Deus a entrega da vida.”  O lema que ele escolheu foi dos Atos dos Apóstolos, “Eu mesmo lhe mostrarei quanto lhe é preciso sofrer em favor do meu nome” (Atos 9,16). Refere-se a conversão do Apóstolo São Paulo. Esse lema foi escolhido porque foi o dia da festa da conversão de São Paulo Apóstolo (25 de janeiro de 1988), o dia que tomou a decisão de entrar no seminário.

Entre 1995 e 1996, foi vigário paroquial em Rio Casca na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. De 1996 a 2005, foi pároco em Lamim na Paróquia do Divino Espírito Santo. Em 2006, sua mãe faleceu, no dia 16 de maio. Entre 2005 e 2006, foi vigário paroquial em Ouro Preto na Paróquia de Santa Efigênia.

De 2006 a 2018, foi pároco em Ouro Branco na Paróquia de São José Operário. Desde o Seminário até hoje, o padre Geraldo Luzia trabalha no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana (atualmente como advogado canônico). Na região Oeste já foi representante dos presbíteros (03 anos) e tesoureiro regional (03 anos). Em 2008, assumiu a função de vigário paroquial da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

 “Tenho alegria de ser padre e um grande amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora. Meu ministério sacerdotal está nas mãos de Nossa Senhora, em tudo amar e servir”, padre Geraldo Luzia do Carmo.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...