Tudo pronto para a primeira votação remota na ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais finalizou, no início da noite desta terça-feira (24/3/20), os testes para a primeira votação remota do Parlamento mineiro. A reunião virtual de Plenário será realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 14 horas. Em pauta, o reconhecimento do estado de calamidade pública em Minas Gerais, em função da pandemia da Covid-19.

A deliberação remota será empregada, justamente, para a apreciação de medidas urgentes relacionadas à pandemia. Ela é ainda mais uma das medidas adotadas pela Casa para promover o distanciamento social, recomendado pelos órgãos de saúde para conter o avanço do novo coronavírus.

A simulação foi coordenada pelo presidente Agostinho Patrus (PV) e teve a interação de outros 67 parlamentares, que testaram a ferramenta de votação a distância. O aplicativo Zoom é um software de videoconferência que permite grandes reuniões e que está sendo usado também no Senado. Outro teste já havia sido realizado na segunda-feira (23).

Também participaram do treinamento servidores de áreas que normalmente assessoram a reunião de Plenário, mas em número reduzido, o suficiente apenas para garantir o suporte técnico necessário. A secretária-geral adjunta da Mesa, Eliziane Oliveira, explica que foi elaborada uma estratégia para posicionar os servidores o mais distante possível uns dos outros.

Da região

Se a Assembleia não para mesmo com a pandemia do coronavírus, não seria o deputado Glaycon Franco, que é reconhecido como um dos mais atuantes do Legislativo mineiro, a cruzar os braços: “Nosso gabinete está trabalhando ativamente nesse processo e não vai parar. Ressalto que é fundamental continuarmos seguindo todas as orientações repassadas; a principal delas é ficar em casa e redobrar os cuidados pessoais e familiares, principalmente com a higienização das mãos e dos utensílios que usamos cotidianamente, pois o vírus é devastante e contagioso. Conclamo toda a população, particularmente os queridos moradores do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Campo das Vertentes, para que possamos continuar unidos, mesmo que distantes fisicamente; permaneçamos unidos no afeto, na solidariedade e no apoio mútuo. Deste modo, tenho fé e a convicção absoluta de que vamos sair vitoriosos dessa luta. Vou votar hoje importantes projetos que irão nos ajudar nesta luta, entre eles, está a concessão de linhas de crédito para os pequenos empreendedores, além da isenção de ICMS para itens essenciais neste momento, como álcool em gel, luvas e máscaras,” declarou Glaycon.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...