Médico e deputado, Glaycon Franco diz que momento é de união e cuidado para enfrentamento do coronavírus

Acompanhamos nos últimos dias as notícias do coronavírus e as mudanças que ele provocou na vida de todos. Em meio a tantas informações disponibilizadas pela internet, existem, também, muitas que não são verídicas, ou seja, fake news, e que acabam atrapalhando o combate e corroborando com o aumento da pandemia. É preciso ficar atento aos cuidados e medidas individuais e coletivas para a prevenção da COVID-19.

“Esta é uma doença nova, e até para nós médicos, existem dúvidas. Por isso a população precisa buscar informações em fontes confiáveis, tomar cuidado com a automedicação e até com as receitas caseiras, que nesta situação ainda não se mostraram eficazes”, alertou Glaycon Franco, lembrando as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES Minas Covid-19) que incluem:

  • Reduzir o contato social, evitando locais fechados e com aglomeração de pessoas, principalmente idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos;
  • Evitar o contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos;
  • Evitar, suspender ou adiar viagens para locais com casos de COVID-19;
  • Evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas;
  • Adotar medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas que devem ser adotadas ao tossir e espirrar);
  • Ofertar álcool gel nos estabelecimentos com circulação de pessoas, como restaurantes, farmácias, etc;
  • Manter os ambientes abertos e arejados naturalmente;
  • Suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas;
  • Em caso de sintomas, procurar atendimento médico.

“Um cuidado importante que devemos ter neste momento é com a nossa população mais vulnerável, como os idosos, os diabéticos, os hipertensos, aqueles que possuem insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica, ou outra enfermidade que os deixem mais frágeis. É de suma importância que a população fique atenta às informações e orientações. O momento é de união e de praticarmos a empatia. Vamos nos manter unidos para vencer esta pandemia que chegou ao nosso país e se Deus quiser, em breve vamos superar”,  conclui o deputado e médico Glaycon Franco.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...