Santuário em Lafaiete ganha sistema de geração de energia solar

Visando economizar o consumo de energia elétrica foi implantado no Santuário de Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete um sistema pioneiro nas igrejas pertencentes a Arquidiocese de Mariana. No telhado do santuário foram instaladas placas de geração de energia solar. 

Paróquia é a primeira na Arquidiocese de Mariana a implantar o sistema de geração de energia solar

O sistema funciona da seguinte forma: durante o dia se produz energia elétrica, a parir da radiação solar. Já à noite, com as lâmpadas acesas, consome-se uma parte dessa energia. Todo o sistema é integrado à rede de distribuição da companhia energética, assim a parte da energia gerada durante o dia que não é consumida é capitada pela rede elétrica e revertida em benefício para a paróquia, gerando uma grande economia.

Com isso, a geradora da energia que no caso é a Paróquia São Judas Tadeu passa a pagar taxa mínima pelo fornecimento da companhia energética.  É um sistema viável econômica e ambientalmente, pois produz energia limpa, a partir de uma fonte inesgotável, que é a radiação solar. A instalação desse sistema tem um custo elevado, porém, compensado tão logo entre em funcionamento.

Os fiéis que desejarem, podem fazer sua contribuição para ajudar a custear a instalação do sistema durante as missas ou no cofre diante da imagem de São Judas Tadeu.

Fonte e fotos: Paróquia de São Judas Tadeu.

Comentários

PortalLafaiete.com.br Política de Comentários

Use e abuse do espaço, mas lembre-se de todas as regras antes de participar!

Por favor leia nossa política de comentários antes de comentar.

Participe da discussão...